Saúde
O Cão da Serra da Estrela é conhecido por ser uma raça robusta e resistente, globalmente saudável, com um forte sistema imunitário e uma longevidade média entre os 12 e os 14 anos - fruto da prática ancestral de criação, ao longo de séculos, pelos pastores, que copia a selecção natural.
No entanto, como qualquer outra raça, pode ter alguma predisposição para certos problemas de saúde. O mais comum é a displasia da anca mas outros, entre os quais a displasia do cotovelo, a cardiomiopata dilatada e a torção de estômago, têm alguma expressão na raça.
Inquéritos sobre saúde
A Comissão de Saúde da APCSE, em colaboração com o Estrela Mountain Dog Club, do Reino Unido, vai efectuar dois inquéritos sobre a saúde do Cão da Serra da Estrela, um deles destinado a veterinários, o outro a criadores e tutores. Esta iniciativa visa averiguar qual o estado geral da saúde da raça e qual a expressão das doenças hereditárias mais comuns. Ambos os inquéritos são sigilosos, só a Comissão de Saúde terá acesso à informação que lhe chegar e apenas serão tornados públicos dados gerais da raça.
Participe, ajude a raça a tornar-se
ainda mais saudável!