top of page

Procure informação

O Cão da Serra da Estrela é uma raça popular em Portugal, conhecida pela sua afectividade e pelo instinto protector. Muita gente pretende obter um, por vezes sem conhecer devidamente a raça nem saber se ela se adequa ao seu modo de vida. Ao ponderar adquirir um cachorro, com o qual se irá partilhar a vida durante provavelmente mais de dez anos, deve-se fazer o trabalho de casa, procurando o máximo de informação possível sobre a raça, o seu carácter, as suas necessidades, para se perceber se ela é a escolha acertada.

Procure informação

Escolha bem
a proveniência

Depois de decidir que o Serra deverá ser o seu fiel companheiro, é muito importante escolher a sua proveniência. Tal como dedica tempo e esforço para decidir qual o automóvel ou o computador mais adequados para si, precisará de dedicar ainda mais a escolher o seu cachorro, por forma a garantir, tanto quanto possível, que ele virá a ter uma vida longa e saudável – o que é muito mais provável de acontecer se ele for resultado de um trabalho de criação feito com amor, respeito pela raça, competência e honestidade.

IMG_1323.jpeg
Escolha a proveniência
ninhada Romeu e Julieta 3_edited.jpg

Criadeiros?           Fuja!

Não falta quem venda cachorros da raça, em plena Serra, à beira da estrada, em condições desumanas, não vacinados, altamente parasitados, mantidos em gaiolas exíguas – tal como não faltam particulares impreparados que decidem criar ninhadas por diversas razões, nem criadores sem escrúpulos para quem o objectivo maior, se não mesmo o único, é criar ninhadas, mesmo que de progenitores de baixa qualidade, e vender, não importa a quem, não tendo qualquer espécie de preocupação com a saúde e o bem-estar dos cachorros que cria nem com encontrar tutores adequados e capazes de dar aos cachorros a atenção, a educação e a qualidade de vida que eles merecem.

Criadeiros
IMG_3034.JPG

O barato         sai caro

Adquirir um cachorro aleatoriamente, seja a quem for, só porque é barato, porque está disponível no momento exacto em que se pretende ou porque o criador mora perto é um procedimento insensato que poderá sair caro. Desde logo, porque o preço baixo reflecte a forma como o cachorro foi criado: com um alimentação barata e de baixa qualidade, sem vacinas e desparasitações internas e externas suficientes, sem rastreio, aos progenitores, de doenças hereditárias comuns na raça. É certo que o Serra, regra geral, é um cão rústico e com um forte sistema imunitário – mas não são raros os casos de cachorros que morrem ou adoecem gravemente, com uma qualquer doença infecto-contagiosa, após chegarem à sua nova casa, por não estarem devidamente vacinados, ou que têm de ser operados devido a uma displasia da anca grave, que pode afectar consideravelmente a mobilidade do cão e até ser incapacitante.

O barato sai caro
Uma escolha acertada
IMG_0459_edited.jpg

Uma escolha acertada

A melhor forma de tentar evitar esses riscos é procurar um criador consciencioso e competente, cuja qualidade global dos cachorros que cria (tipicidade, saúde, estrutura, carácter) ofereça previsibilidade e consistência. Ele esforça-se por criar cães sãos e equilibrados, planeia os acasalamentos procurando ter bons resultados em todos os parâmetros, avaliando cuidadosa e amplamente a genealogia, efectuando rastreios de doenças hereditárias e analisando os respectivos resultados tendo em conta os pedigrees (cães com bons exames podem, no entanto, ser portadores de genes responsáveis por doenças, pelo que é preciso interpretar os resultados sob a perspectiva genealógica).

bottom of page