Não raro no Cão da Serra da Estrela, o entrópio é uma condição em que as pálpebras se enrolam para o globo ocular, fazendo as pestanas roçar a córnea, que se torna sensível, lacrimejando. Geralmente bilateral, pode afectar as pálpebras superiores bem como as inferiores. Embora casos ligeiros possam ser controlados com a aplicação regular de um colírio e eventualmente desaparecer à medida que o cão completa o crescimento, por norma o entrópio requer uma pequena intervenção cirúrgica para remoção de um pouco de pele. Um entrópio moderado ou grave que não seja operado poderá resultar em lesões ou infecções oculares ou na cegueira do animal.
O que é o entrópio?
Onde posso fazer
despiste de entrópio?
A Comissão de Saúde da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela recomenda que realize o rastreio de entrópio ou outras taras oculares ao seu Serra num dos seguintes CAMV (Centros de Atendimento Médico-Veterinários), com um veterinário oftalmologista:
Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa
Hospital Veterinário da Universidade Lusófona, Lisboa
Lisbon Vet Specialists, Lisboa
Hospital Veterinário do Atlântico, Mafra
Referência Veterinária, Alcabideche
Hospital Veterinário da UTAD, Vila Real
Hospital Referência Veterinária Montenegro, Porto
Todos estes hospitais e clínicas veterinários têm um protocolo com a APCSE, que estabelece um desconto aos sócios da Associação na realização deste rastreio.